quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Metodologias Ágeis de Gerenciamento de Projetos

Os métodos ágeis tem como principais caracteristicas, a frequente participação do cliente e ter grande flexibilidade é muito usado no desenvolvimento de sites mas seus conceitos podem ser aplicados a muitos outros projetos. Vejamos de uma forma melhor:

1. Estratégia de Negócio: Para ajudar sua equipe você fazer com que ela entenda do negócio que esta por trás do projeto, por isso é muito importante o conceito de responsabilidade de cada um dentro da equipe ágil.

2. Gestão de risco: Para analisar os riscos fazemos sempre suposições sobre o futuro, o mais próximo possivel claro, no caso das equipes ágeis esse plano de riscos é feito em no maximo com uma visão de duas semanas, normalmente é feito semanalmente, ou por periodos curtos chamados de sprints.

3. Estimando tempo: Para estimar o tempo em equipes ágeis normalmente trabalhamos uma semana para ver o progresso real, e dai podemos ver e calcular a velocidade semanal em cima de uma taxa de cada programador ou membro da equipe. Fazendo assim uma previsão científica (calculos) de quanto tempo o trabalho irá levar.

4. Qualidade: Os testes são realizados imediatamente após a realização da tarefa de não depois de tudo estar completo. Isso dá uma maior dinamicidade criando uma forma mais livre e um produto final já testado, o que é mais fácil de ser feito e certamente mais barato para se fazer.

5. Comunicação: As reuniões de controle devem demorar no máximo 15 minutos no inicio ou no final do dia, aconselha-se que seja feita uma reunião com todos de pé, cada um com sua comida ou cafezinho, de forma crítica e rápida, dando importancia aos feedbacks. Pode/Deve ser realizada entre a equipe ágil do projeto é em alguns casos com a presença do cliente.

6. Motivação: Todos os membros da equipe ágil participam do brainstorming e kick-off do projeto, sabendo a importancia e reconhecendo seus respectivos deveres dentro da equipe, é importante a ação continua de motivação por parte do gerente de projeto para que a equipe não tenha uma queda de desempenho nos sprints.

7. Satisfação do cliente: Notamos que uma das coisas mais faceis de se atingir nesse tipo de método, é a satisfação do cliente, pois como o mesmo esta sempre presente e participa ativamente das atividades do projeto e as entregas tem prazos menores pode-se dizer que o cliente terá confiança plena que o produto sairá conforme ele deseja.

8. Fases de Transição: Em alguns casos muitos chamam de fases portais, pois um portal é quando liberamos uma versão de funcionalidades para que possa ser testado pelo cliente e aprovado antes que a equipe ágil se mova ou transpasse o portal para a proxima fase de desenvolvimento.

9. Lições Aprendidas: Em vez de esperar até o final do projeto, é possivel se beneficiar com esses dados desde o inicio do projeto tendo como base os sprints de trabalho. Fazendo isso você irá aumentar a garantia de sucesso e a rapidez para tomadas de decisões.

Logicamente existem outras caracteristicas dos projetos guiados por metodologias ageis, espero que todos possam pensar nesse ponto de vista, dar mais dinamicidade ao trabalho e estar sempre buscando melhorias seja para sua equipe ou para empresa onde você trabalha. Tente avaliar seu dia-a-dia com sua equipe e tente contrapor isso a ideia dos projetos ágeis, quem sabe você esta deixando de ganhar tempo? Hoje em dia mais importante que um projeto pronto é um projeto pronto no tempo certo.


Veja mais no link: http://www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/544

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