segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Diferença COBIT x ITIL


ITIL

A ITIL é um framework de melhores práticas, de domínio público, que favorece os serviços de qualidade na área de TI. Trata -se de uma estrutura de padrão e práticas para gerenciar de forma efetiva os serviços de TI e o desempenho de sua infraestrutura. ITIL dirige -se às exigências da estrutura organizacional e da habilidade aos requisitos da área de TI apresentando abrangentes processos de gerência para que uma organização possa administrar suas operações de TI. Estes processos são fornecidos independentes e se aplicam em todos os aspectos da infra -estrutura de TI. O principal objetivo do ITIL é estabelecer uma ponte entre o negócio e a tecnologia pela melhoria contínua dos processos orientada por valores como "foco no cliente" e a eficiência nos investimentos. As melhores práticas definidas pela ITIL auxiliam as empresas a terem uma gestão de serviços mais eficiente, com maior controle e clareza nos processos, melhora na qualidade dos serviços prestados, flexibilidade na gestão, redução de custos com a eliminação de tarefas redundantes e processos mais ágeis, otimizados e interligados, além de um melhor alinhamento da área de TI com a área de negócio. Resumindo, garantir os níveis de serviços acordados com os clientes; clientes internos e e xternos.

COBIT

O CobiT é um guia para a gestão de TI recomendado pelo ISACF (Information Systems Audit and Control Foundation), inclui recursos tais como um sumário executivo, um framework, controle de objetivos, mapas de auditoria, um conjunto de ferramentas de implementação e um guia com técnicas de gerenciamento. As práticas de gestão do CobiT são recomendadas pelos peritos em gestão de TI que ajudam a otimizar os investimentos de TI e fornecem métricas para avaliação dos resultados. O CobiT independe das plataformas de TI adotadas nas empresas. O CobiT é orientado ao negócio. Fornece informações detalhadas para gerenciar processos baseados em objetivos de negócios. É projetado para auxiliar três audiências distintas: gerentes que necessitam avaliar o r isco e controlar os investimentos de TI em uma organização; usuários que precisam ter garantias de que os serviços de TI que dependem os seus produtos e serviços para os clientes internos e externos estão sendo bem gerenciados e auditores que podem se apoi ar nas recomendações do CobiT para avaliar o nível da gestão de TI e aconselhar o controle interno da organização.


Fonte: http://pt.scribd.com/doc/39411132/Diferenca-COBIT-x-ITIL

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