terça-feira, 8 de novembro de 2011

PMBoK: Perguntas e Respostas

Mudanças da versão 3 para versão 4. Dúvidas:

1. Substituir o processo “Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto” para “Identificar as partes interessadas”.

2. O processo “Estimativa de Custos” antes no grupo “Iniciação” foi deslocado para o grupo de Planejamento.

3. O processo “Orcamentação” foi deslocado para o grupo “Planejamento” e com o nome de “Determinar o Orçamento”. È isso mesmo?

4. O processo “Planejamento do RH” antes no grupo “Iniciação” foi deslocado para o grupo de “Planejamento” para “Desenvolver o plano de RH”. É isso mesmo?

5. Substituir o processo “Encerramento do Contrato” para “Encerramento de Aquisições” no grupo “Encerramento”. Continua a mesma definição só mudou o nome?

6. Os processos “Solicitar respostas de fornecedores” e “Selecionar fornecedores” foi substituído por “Conduzir as aquisições”.

7. Acrescentou dois processos no grupo de “Execução” no Gerenciamento de RH do projeto são eles: “Desenvolver a equipe de projeto” e “Mobilizar a equipe de projeto”

8. Substituir o processo “Administração de Contratos” para “Administração de Aquisições”. Continua a mesma definição só mudou o nome?

9. O processo “Gerenciar as partes interessadas” foi deslocado para execução com o nome “Gerenciar as expectativas das partes interessadas”. Seria o mesmo processo?

10. O processo “Planejamento de Escopo” foi substituído por “Coletar Requisitos”

11. Os processos “Contratar ou mobilizar a equipe do projeto” e “Desenvolver a Equipe do Projeto” foi substituído por “Desenvolver o plano do RH”. Qual a definição desse novo processo?

12. Os processos “Planejar compras e aquisições” e “Planejar contratações” foi substituído por “Planejar aquisições”. Qual a definição desse novo processo?


Respostas:

1. Um processo não substituiu o outro. Uma coisa não tem nada a ver com a
outra. Podemos dividir em dois subtópicos:
1.1 “Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto” foi removido.
O motivo é que não fazia muito sentido, pois é muito parecido com a própria
declaração de escopo do projeto.
1.2 “Identificar as partes interessadas” foi criado.

2. Esse processo já fazia parte do grupo de planejamento. Nada acontecei com
ele.

3. Esse processo também já fazia parte do grupo de planejamento. Quanto ao
nome, todos os processos agora estão no formato verbo-substantivo… por
isso que “orçamentação” virou “determinar orçamento”.

4. Também já fazia parte do grupo de planejamento. Cuidado com isso, pois
mesmo na versão 3, o grupo de planejamento só tinha 2 processos. Quanto ao
nome, vale o mesmo que falei no item anterior.

5. Na verdade, mudou para “*encerrar* aquisições” (verbo-substantivo).
Continua a mesma definição.

6. Ao invés de dizer que foram substituídos, é melhor dizer que foram
aglutinados. Essa palavra expressa melhor o que aconteceu: o novo processo
aglutinou a definição dos dois processos.

7. “Desenvolver a equipe do projeto” já existia e já fazia parte do grupo de
execução. Nada aconteceu com esse processo. O mesmo vale para “Mobilizar a
equipe do projeto”.

8. Mesma coisa do item 5 (verbo-substantivo).

9. Correto. Mudou o nome, foi deslocado para o grupo de execução e continua
com a mesma definição.

10. Não gosto muito de dizer que substituiu, porque os dois são bem
diferentes, mas o PMBOK diz exatamente o que você falou. Eu prefiro dizer
que um foi removido e o outro foi criado, mas se cair na prova que foi
substituído, marco verdadeiro hehehe =P

11. Nenhum desses foi substituído por nada. “Contratar ou mobilizar a equipe
do projeto” e “Desenvolver a Equipe do Projeto” continuam existindo,
e “Desenvolver o plano do RH” já existia.

12. Vale o mesmo que falei no item 6. Houve uma aglutinação.

No mais, o recomendado é ler as mudanças no final do PMBOK. As mudanças estão listadas no apêndice A.

Fonte: http://waltercunha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário