domingo, 13 de novembro de 2011

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos
Por Tatiani Carvalho | 1/7/2011
Visando o constante crescimento de valores agregados que os consumidores vêm exigindo dos seus fornecedores, tanto em produtos como em serviços, a velocidade com que as mudanças ocorrem no mercado e para atender de forma eficaz a demanda estabelecida, tornou-se muito importante, em ambientes com essas características, que exista um modelo de gerenciamento baseado em prioridades e objetivos.

Literaturas e estudos na área afirmam que o crescimento do gerenciamento de projetos foi explosivo nos últimos 10 anos e que vai continuar crescendo consideravelmente nos últimos 20 anos. Tom Paters afirma que em 20 anos todo o trabalho desenvolvido no planeta será com base em projetos.

Com base nessa afirmação podemos concluir que no futuro o gerenciamento de projetos será usado em mudanças de infraestrutura em todos os países desenvolvidos ou não.

Passamos então entender a crescente necessidade do governo em ter no quadro de servidores profissionais com essa competência. Compreendemos a crescente demanda de questões em provas de concurso público tratando sobre o assunto.

A proposta do gerenciamento de projetos é oferecer uma sequência de atividades de forma estruturada e lógica.

Os ambientes mudam de forma muito dinâmica, e nem sempre estamos aptos para acompanhar essa mudança. Um bom gerenciamento de projetos permite que a diferença entre o tempo de mudança dos ambientes e a adequação do homem a essas transformações diminua.

Em um mercado cada dia mais competitivo, é importante que as organizações consigam mais resultados com menos recursos e, dessa forma, podemos observar que a competitividade vai aumentar, exigindo sempre melhores ideias dos profissionais e métodos para que essas ideias sejam implementadas.

Em um ambiente organizacional onde a gestão da informação é um fator primordial para o crescimento de uma organização, observamos que os valores mudam constantemente, o que até bem pouco tempo atrás tinha grande valor de mercado, hoje, dependendo do ramo do negócio, perdeu-se o seu valor agregado. Podemos usar como exemplo as empresas de tecnologias que podem ser gerenciadas de localizações nunca antes imaginadas e que, na grande maioria dos casos, surgem em casa ou em endereços que fogem da "rota comercial". Grandes empreendimentos físicos perdem o valor de mercado e, consequentemente, a competitividade com a velocidade da informação na era atual. Para os novos parâmetros de mercado, tudo o que não existe é rotina. E para a adequação desse novo ambiente é necessário que exista "projeto".

Tudo é projeto

"Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade."
Ricardo Vargas / PMP - Projetos - estabelecendo diferenciais competitivos. 6ª edição.

Uma das maiores habilidades que se espera de um profissional da área de gerência de projetos é que ele consiga utilizar os recursos organizacionais para criar algo que não existia até o momento.
É esse tipo de profissional que o governo busca. É com esse objetivo que nós da Vestconcursos estamos trabalhando, para transformá-lo nesse tipo de profissional.
Até a próxima!

Tatiani Carvalho


Professora de informática, comércio internacional, modelagem e gestão de projetos. Formada em Engenharia de Redes e Telecomunicações pela UNB, especializada em Segurança da Informação pelo IBPI/ASIS - SP. Atualmente é aluna do curso de bacharel em Administração com ênfase em Comércio Exterior na UNEB-DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário