sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O que é Gerência de Configuração?

1. Introdução

Mudanças durante o desenvolvimento são inevitáveis; o entendimento dos usuários sobre suas necessidades muda, o ambiente no qual o sistema vai operar muda, a legislação muda, os requisitos mudam. Com tantas mudanças assim, é necessária alguma forma de gerenciamento para que o desenvolvimento não fique caótico.


Gerência de Configuração de Software (GCS) é um conjunto de atividades de apoio que permite a absorção controlada das mudanças inerentes ao desenvolvimento de software, mantendo a estabilidade na evolução do 
projeto.


A GCS responde às seguintes questões básicas, que depois são desmembradas em outras questões mais específicas:
  1. Quais mudanças aconteceram no sistema?
  2. Por que essas mudanças aconteceram?
  3. O sistema continua íntegro mesmo depois das mudanças?
Para entender melhor a forma como a GCS funciona, são necessárias algumas definições. A primeira delas é a respeito do que é uma configuração:

Configuração de um sistema é uma coleção de versões específicas de itens de configuração (hardware, firmware ou software) que são combinados de acordo com procedimentos específicos de construção para servir a uma finalidade particular.

Então, o que seria exatamente "gerenciar" a configuração?

GCS é a disciplina de identificar a configuração de um sistema em diferentes pontos no tempo com a finalidade de controlar sistematicamente as mudanças realizadas, mantendo a integridade e rastreabilidade da configuração através do ciclo de vida do sistema.

Em outras palavras, a configuração é o estado do conjunto de itens que formam o sistema em um determinado momento; e a GCS é o controle da evolução dessas configurações durante o ciclo de vida do projeto.
GCS é extremamente útil e importante. Por isso, faz parte de modelos importantes de maturidade de processo de desenvolvimento tais como o CMMi, MPS-Br e o SPICE.
Segundo o CMMi, as atividades relacionadas à GCS são:
  • Identificação da configuração dos produtos de trabalho selecionados que compõem as baselines em um determinado ponto no tempo;
  • Controle das mudanças nos itens de configuração;
  • Construção ou fornecimento de especificações para construir produtos de trabalho a partir do sistema de gerenciamento de configuração;
  • Manutenção da integridade das baselines;
  • Fornecimento de dados precisos de status e configuração corrente a desenvolvedores, usuários finais e clientes.
Baseline é uma configuração formalmente aprovada para servir de referência para o desenvolvimento posterior do sistema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário