sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Que tipo de Gerente de Projetos é Você?


Olhando ao meu redor e para o meu próprio umbigo, fiquei pensando: “que tipo de gerente sou?”
É fato que as nossas avós e nossos avôs deram suas contribuições para formar o gerentão que somos. Negar isso seria nos negligenciarmos. Quantas vezes já ouvimos dizer – muitas vezes sobre nós mesmos: “o cara tem o perfil para tal função…” ou “esse trabalho é a cara de fulano….” entre outras várias frases….
Mas de fato, temos o perfil? Mais ainda, qual o perfil de um gerente de projetos?
Muitos autores, entre estes a autora Rita Mulcahy, dizem que o perfil do gerente de projetos deve contemplar a facilidade de comunicação, a habilidade de desenvolver relacionamentos ou de influênciar pessoas. Enfim, muitas características podem ser “solicitadas” para se “definir” o perfil de um gerente de projetos.  Dentro disso, os autores Rafael Prikladnicki e Afonso Inacio Orthdo livro “Planejamento e Gerencia de Projetos” apontam algo interessante, que vale ser transcrito: “Para planejar um projeto é necessário conhecer as Técnicas de Planejamento. Mas antes de tudo, é necessário ter perfil para ser um gerente de projeto”.
Então vamos lá: que tipo de gerente sou? Qual o meu perfil?
O Gerente de Projetos, para àqueles que ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar com um,  DEVE ser o profissional que atue mais como um facilitador do que um burocrata, mais descentralizador do que centralizador, mais organizado do que desorganizado…
Isto muitas vezes não é bem claro. Pode-se achar que o Gerente de Projetos é a pessoa da burocracia, ou ainda, o profissional que vai controlar tudo e todos. Na verdade, temos que abrir a mente sobre isso. Não é função de o gerente controlar tudo e todos, mas sim, ser o “interprete” da direção junto aos colaboradores – o contrário também é válido, ok?
Com isso, já dá pra notar que o Gerente de Projetos não é um gerente qualquer. O GP, como são chamados os gerentes de projetos, é a pessoa da empresa que flutua em todas as áreas da organização com o objetivo de atender às suas metas estratégicas. Não pode ele ser confundido com um burocrata.  No entanto, o problema está quando nós mesmos confundimos nosso papel, aí a coisa complica.
O autor Joseph Phillips apresenta alguns tipos de Gerentes que nos deparamos:
1) Gerentes que não ouvirão: são aqueles que não prestam a atenção ao que você diz e nem estão interessados em suas observações.
2) Gerentes que são agressivos: são os brutos! Tudo que conseguem é no grito.
3) Gerentes que evitam tomar decisões: são aqueles que adiam ao máximo a tomada de decisão.
4) Gerentes que microgerenciam: são os perfeccionistas! Para eles ninguém é mais capaz de realizar algo, senão eles.
5) Gerentes que monopolizam o crédito: é aquele que quer ser o centro das atenções. A estrela do processo. Estão sempre presentes, mas não registram nada. Se o projeto falhar ele não tem nada haver com aquilo, caso contrário a glória é só deles.
6) Gerentes que aplicam punições: só para dizer quem está no comando!
Eu tomo a liberdade em acrescentar outro tipo de gerente: o gerente animador de auditório!
Sabe aquele que tenta agradar a todos, só vive sorrindo, é só alegria? Então: é o gerente animador de auditório. As reuniões com esse gerente são sempre um show de comédia, todos saem de lá mais leves, os problemas viram piada, as soluções são postergadas… No fim todos o adoram, mas será se este é o perfil ideal?
O animador de auditório é um cara popular. Disso não há dúvidas!
Na área de TI é muito comum dar a função de gerente de projetos ao melhor técnico da equipe,  e algo parecido acontece com o animador de auditório: é o cara que todos gostam, é só simpatia! No caso do excelente técnico que o transformam em GP… a experiência não tem sido muito boa….
Partindo disso, retomo a pergunta: que tipo de Gerente de Projetos você é?

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário